segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Histórico do Deputado Federal Carlos Zarattini

Comecei a lutar por um Brasil mais justo e democrático ainda na adolescência. Tinha uns 13 anos de idade. Naquela época, participei da reorganização dos estudantes secundaristas.

Mais tarde, fui estudar Economia na USP enquanto trabalhava à noite como gráfico. Até para a Folha de S.Paulo e a Editora Abril, eu trabalhei. E acabei ajudando a organizar a Oposição Sindical dos Gráficos.

Formado em Economia, comecei a trabalhar no Metro e, em pouco tempo, fui eleito Secretário-Geral do Sindicato dos Metroviários. Foi preciso muita ação para conquistar a redução da jornada de trabalho e o reajuste salarial, entre outras reivindicações da categoria. Tenho ainda grandes amigos desta fase.

Em 1995, como Vereador, apresentei e aprovei o Projeto de Lei criando o Bilhete Único na Câmara Municipal. Mas, o então prefeito Paulo Maluf vetou e o Bilhete Único foi engavetado.

Fui eleito Deputado Estadual em 1998 com 39 mil votos. Apresentei vários projetos na área da educação. Aprovei o que tratava da redução para 35 alunos por classe nas escolas da rede estadual. O Governo tucano de Mário Covas vetou. Não desisti. Continuei lutando.

Em meados de 2002 aceitei o convite da Prefeita Marta Suplicy e assumi a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo. Lá, promovi a reestruturação do transporte público que era condição indispensável para a implantação do Bilhete Único. Foi aprovado e reação entre os maus empresários de ônibus e os “perueiros” clandestinos foi forte e imediata. Uma verdadeira máfia que foi derrotada com firmeza administrativa e o apoio da população. O Bilhete Único foi finalmente implantado e milhares de trabalhadores, beneficiados na capital.

Eleito Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores em 2006, recebi 134.224 votos. Venho construindo um mandato repleto de conquistas como a Lei de Anistia ao Imigrante; a ampliação da Tarifa Social de Energia; a revisão do Código Brasileiro de Trânsito e a criação da UFSul, a Universidade Federal da Região Sul de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário