terça-feira, 16 de março de 2010

Trabalhador diz que sua vida melhorou com o Empreendedor Individual

24/02/2010

Da Agência Sebrae de Notícias

Profissional baiano da construção civil assegura que com adesão à categoria sua atividade ganhou novos horizontes

Carlos Baumgarten

Salvador -Demerval Santos, 50 anos, sempre buscou a independência. Trabalhador do ramo de construção civil, em Salvador, atua como pedreiro, pintor e gesseiro desde os 20 anos de idade. Por opção, sempre exerceu a atividade por conta própria, fidelizando a clientela. Ainda assim, faltava algo para alavancar seus ganhos. Sabendo da legislação que cria a figura do Empreendedor Individual, Demerval não perdeu tempo e efetuou o registro no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em mãos e o negócio formalizado, Demerval terá acesso a benefícios da Previdência, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e por idade, pensão por morte para os dependentes. Para ele, isso representa um grande avanço na sua trajetória profissional.
Demerval conta que tinha dificuldades em fechar novos negócios, por não poder tirar nota fiscal. "Eu tinha muitos clientes em prédios comerciais. Perdi muitos deles porque solicitavam serviços com emissão de nota fiscal, o que eu não podia fazer, por não ter um negócio formal", explica.

Pela legislação, o Empreendedor Individual pode tanto emitir quanto receber nota fiscal de compras de material, evitando a apreensão de mercadorias e com a possibilidade de participar de compras públicas. Os empreendedores individuais também têm acesso a linhas de crédito especiais, com taxas de juros mais baixas.

Demerval revela que já pensava em formalizar o seu negócio antes mesmo de surgir a nova legislação. "Não fiz o registro do CNPJ antes, pois era muito caro. Estava além das minhas condições. Com o Empreendedor Individual, a realidade mudou", diz.

O trabalhador soube do Empreendedor Individual e as vantagens oferecidas pela lei através da imprensa. Em seguida, procurou o Sebrae para obter as orientações necessárias para efetuar o registro. Após 30 anos de atividades, Demerval acredita em um futuro melhor e mostra que é preciso ter persistência e acreditar no valor de seu trabalho. "Hoje, posso dar um rumo melhor para a minha atividade, graças aos benefícios da nova lei", afirma.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

Nenhum comentário:

Postar um comentário