quinta-feira, 6 de maio de 2010

Eu Apóio Ricardo Zarattini à 1º Suplente de Senador!

Eu Apóio Ricardo Zarattini à 1º Suplente de Senador!


Companheir@s do PT Paulista,

é com imensa satisfação que venho declarar apoio ao Fiel Guerreiro do Povo Brasileiro, Ricardo Zarattini, como 1º Suplente de Senador Pelo Estado de São Paulo e pedir seu apoio também.

.Ricardo Zarattini, Foi Líder Estudantil, Líder Sindical e Grande Combatente Contra a Opressão do Regime Militar, é um dos Heróis vivos do Povo Brasileiro como a nossa Companheira Dilma.
.
Segue a sua Apresentação e em Anexo sua Carta Apresentada ao Diretório Estadual do PT de São Paulo.
.
Caro(a) Companheiro(a)

Estou lhe enviando o texto em anexo que apresentei no último 5 de abril à Comissão executiva do Diretório Estadual, submetendo à Direção do partido e a grande e combativa base petista em nosso Estado constituída pelos 1.200 Delegados(as) ao próximo Encontro Estadual, aos nossos vereadores(as) e aos nossos Dirigentes das Macros, bem como aos nossos(as) Prefeitos(as), Deputados Estaduais, Federais e Senadores, o meu nome para a Primeira Suplência da vaga do Senado que cabe ao PT na referida Chapa.

A todos os Companheiros(as) do PT, particularmente aos(as) mais jovens, gostaria de focar alguns momentos importantes de minha vida política:

1935-1953

Nasci em Campinas quando a Cidade ainda era muito pequena com a maioria de ruas estreitas e não a metrópole que é hoje. Estudei sempre em escolas públicas e foi como secundarista do Colégio Estadual “Culto à Ciência” que iniciei minha experiência política, participando da Campanha “O Petróleo é Nosso”, da qual resultou a criação da Petrobrás.

.1954-1966

Fui para São Paulo estudar na Escola Politécnica da USP onde me graduei em Engenharia Civil tendo tido a honra de ser escolhido o Orador da minha turma. Ativo participante da política universitária fui eleito Vice-Presidente para Problemas Nacionais da União Estadual dos Estudantes, onde cheguei a exercer a Presidência. Como engenheiro, trabalhei na COSIPA (Companhia Siderúrgica Paulista) de onde fui demitido por motivação exclusivamente política. Até 1966 trabalhei em mais duas empresas privadas.

1967-1969

A partir de 1967 deixei de exercer minhas atividades profissionais para me dedicar integralmente na Resistência à Ditadura Militar, instalada em nosso País a partir de 1964. Fui preso em 10/12/1968 em Recife (PE), sob a alegação de participar ativamente de atividades subversivas na Zona Canavieira, tendo sido torturado pelo DOPS de Pernambuco. Em 09/04/1969 fugi do quartel da PM, onde estava preso. Em 26/07/1969 fui novamente preso em São Paulo, pela Operação Bandeirantes (precursora do DOI-CODI), onde fui barbaramente torturado. Em 05/09/1969 fui banido do País junto com outros 14 presos políticos trocados pelo Embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick.

.1970-1985

Fui exilado político e, como banido, vivi no México, em Cuba e no Chile. Em 1974, mesmo banido, retornei clandestinamente ao Brasil para continuar a luta pelo fim da ditadura militar. Por ocasião da primeira greve dos metalúrgicos do ABC (iniciada em 06/05/1978, na empresa Scania), fui localizado pela repressão, sendo novamente preso em 31/05/1978. Em agosto de 1979 fui libertado pela Lei da Anistia. Retomei minhas atividades profissionais trabalhando como engenheiro na PRODAN, a convite do então Prefeito Mário Covas, meu contemporâneo na Escola Politécnica..

1986-2002

A partir de 1986 trabalhei como Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados, participando dos trabalhos de elaboração e acompanhamento das votações da Assembléia Nacional Constituinte. Durante os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, aprofundei ainda mais meus conhecimentos sobre a realidade brasileira. Aprendi que na luta política não bastam os conhecimentos teóricos. Por mais brilhante que tenham sido as idéias de Marx e Lenin é preciso dominar a realidade de seu próprio país para aplicar bem a teoria. Em 2002, a convite do Partido dos Trabalhadores e do seu líder Luiz Inácio Lula da Silva, me candidatei a Deputado Federal nas eleições gerais de 2002..

2003-2010

Nesses últimos anos, depois de ter trabalhado na Casa Civil e ainda ter exercido o mandato de Deputado Federal, ocasião em que relatei propostas e projetos importantíssimos, entre eles a atual Lei de Inovação Tecnológica, tenho sido um incansável defensor do nosso Governo e do nosso Projeto de construir um Brasil Democrático, Soberano e Socialmente Justo.

Essa é uma rápida síntese da minha vida política. Aos mais jovens gostaria de recomendar a leitura do livro “Zarattini, a paixão revolucionária”, de autoria do companheiro José Luiz Del Roio, um dos organizadores do Fórum Social Mundial e companheiro que participou também da Resistência à Ditadura Militar. Esse livro, mais do que uma biografia, é uma excelente radiografia de um período (1950-1979) muito importante na história das lutas de nosso povo.

Estou sempre à disposição para maiores esclarecimentos e conto com o seu apoio.

Carta ao Diretório Estadual do PT de SP: http://migreme.net/59b

Nenhum comentário:

Postar um comentário