terça-feira, 1 de junho de 2010
Der Spiegel: "Lula salta para primeira divisão da diplomacia mundial"
Destacando a autoconfiança do presidente Lula, a revista alemã Der Spiegel faz uma análise sobre a atuação recente do Brasil na diplomacia internacional.
Antes acostumado a figurar como coadjuvante, a revista destaca que o país - agora sob a representação de uma liderança que traz consigo o símbolo da superação - tem se destacado como novo ponto de interlocução na geopolítica global, ao "acreditar ser capaz de obter sucesso onde outros fracassaram".
A matéria lembra que Lula, ao tomar posse como presidente, adotou uma política econômica moderna, tranquilizando o mercado, ao mesmo tempo em que anunciou o programa Fome Zero como carro-chefe de sua política social para distribuição de renda.
Além disso, foi o único chefe de Estado a participar tanto do Fórum Econômico quanto do Fórum Social Mundial. Tal capacidade de diálogo permite ao Brasil manter boas relações com Washington, Moscou e Londres, ao mesmo tempo em que tem vínculos com Índia, China, Oriente Médio e nações africanas, além de colher apoios em todos os países da América do Sul.
Com essas credenciais, o Brasil se coloca como mediador na questão nuclear iraniana. "Poderia este acordo proporcionar uma oportunidade para que sejam evitadas sanções e guerra?", pergunta o artigo.
Leia na íntegra
Acesse: http://www.edinhopt.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário