quinta-feira, 1 de julho de 2010

CINEMA BRASILEIRO EM ALTA


Projeto CINE B

O projeto CINE B já realizou ao menos 130 exibições, atingindo mais de 16 mil espectadores desde seu lançamento, em 2007

O projeto CINE B, um circuito de exibição alternativa de produções brasileiras de longas e curtas metragens, realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em parceria com a Brazucah Produções nasceu da necessidade de espaços para exibição de filmes brasileiros e da dificuldade de acesso de grande parte da população às salas de cinema comercial.

Curtas e longas metragens são exibidos gratuitamente em concorridas sessões conduzidas em espaços comunitários. Escolas, igrejas e centros culturais abrem suas portas ao projeto que ampliou suas fronteiras, com exibições também em Guarulhos, Embu das Artes, Francisco Morato, Taboão da Serra, Itapevi, Carapicuíba, Jandira, Embu-Guaçú, Itapecerica da Serra, Santo André e Piracicaba.

Com quase três anos de projeção, foram conduzidas mais de 130 exibições, e 16 mil espectadores observaram de perto a magia do cinema, muitos pela primeira vez.

O investimento no projeto CINE B é, para o Sindicato dos Bancários, uma maneira de aumentar sua participação social, contribuindo por meio da promoção ao acesso à cultura.

Especializada em projetos de formação de platéia para o cinema brasileiro, a Brazucah Produções acredita na importância de incentivar o hábito de assistir a filmes nacionais, que retratam o imaginário, valores e a cultura da nossa gente.

A Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, destaca que o CineB faz parte dos projetos do sindicato-cidadão, que além de se preocupar com os bancários que representa, preocupa-se com a comunidade e com a cidade em que a categoria vive. “São formas de interferir nas cidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, completa

Mais do que adaptar um espaço público a uma sala de projeção digital, o CINE B resgata a proposta do cinema de agregar espectadores num mesmo espaço, compartilhando a experiência de assistir a filmes produzidos no Brasil, com olhar reflexivo para o país e o cinema.

Após as projeções, diretores e atores aproximam o cinema brasileiro da população com bate papo descontraído sobre as produções.

Ao final de cada sessão, além do sorteio de camisetas do projeto, o público responde a um questionário sobre seus hábitos cinematográficos e opina sobre os filmes. Assim é possível fazer uma avaliação do projeto, dos filmes e aperfeiçoar cada vez mais as ações do CINE B.

A Brazucah Produções, responsável pela organização do CINE B, é uma produtora cultural especializada em projetos de formação de platéia para o cinema brasileiro. Realiza campanhas de lançamento de filmes em circuito comercial e projetos de democratização do acesso à cinematografia nacional.; disse Cidálio Vieira Santos, coordenador de produção do Projeto CINE B E a da Brazucah Produções( www.brazucah.com.br )

Cine Pipoca – Telão, cadeiras, equipamento de som e projeção, microfone, banners, cartazes, panfletos e ingressos compõem toda a estrutura levada pela equipe do projeto CINE B – inclusive a pipoca, que é distribuída logo na entrada da sessão, em saquinhos personalizados pelo projeto, criando assim um clima de cinema tradicional.

Para saber outras informações do Projeto CINE B, basta entrar no site do Sindicato dos Bancários, www.spbancarios.com.br

OBS : Aqui em Francisco Morato o Projeto Cine B foi realizado por iniciativa e esforços do Vereador Capá e os companheiros do Sndicato dos Bancários de Osasco e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário