segunda-feira, 25 de maio de 2009

Relatório da Plenária Programa Alfabetismo Zero em Francisco Morato

No dia 08 de maio foi realizado no plenário do CSU a Plenária Alfabetismo Zero organizado pela Superientência da Educação de Francisco Morato.

O evento contou com as presenças do Deputado Estadual Simão Pedro do PT, Presidente da Comissão da Educação da Assembleia Legislativa de São Paulo, do Prefeito Zezinho Bressane, da Superientendente da Educação Leonor, Professor Gil da Superientência de Cultura, Jesse Felipe representando os Educadores e o PM Dênis representante da Proerd. Estiveram presentes também os Vereadores Capá e Anderson do PT.

Com o plenário lotado de educadores e profissionais da rede de ensino a Plenária foi iniciada pelo Professor Gil, responsável pela articulação junto a Comissão da Educação da Assembléia Legislativa. Professor Gil abriu com as saudações a todos os presentes e ressaltou o lisonjeio quanto a presença do Deputado Simão Pedro na atividade.

A Sup. da Educação, Dona Leonor ressaltou a importância do evento no munícipio, quanto a importância do Prefeito Zezinho Bressane ter assumido o compromisso do Projeto Analfabetismo Zero em Francisco Morato.

Tendo a fala mais elogiada, Jesse Felipe trouxe uma apresentação com vários índices e pontos importantes quanto o analfabetismo e a importância do ato da leitura.

Índice do INAF : 68 % analfabetos funcionais, 7% analfabetos absolutos, 30% nível rudimentar (sabe ler mas não entendem), 38% nível básico 2 (le, entende e se expressa mais que o nível rudimentar) e 26% nível 3.

Jesse abordou o Projeto de Alfabetização Anginos, realizado em RN em 1963 e os pressupostos da metodologia Paulo Freire.

Mencionou também a experiência de Paulo Freire na alfabetização dos trabalhadores da construção de Brasília - DF.

Causas da alta taxa de analfabetismo : Falta de escolas, falta de estímulo dos pais, baixa renda familiar e o trabalho infantil.

Posteriormente a Jesse foi convidado o Prefeito Zezinho Bressane que agradeceu a presença de todos (as) educadores (as) e componentes da mesa. Abordou a síntese que nós assinamos mas os educadores executam e efetivam os trabalhos, menção por ter assumido e assinado o Projeto no Munícipio.

O Deputado Estadual Simão Pedro em sua pronuncia, abriu agradecendo a mesa e as autoridades presentes no plenário, como os Vereadores Capá e Anderson. Na menção ao Capá ressaltou : fiquei sabendo aqui que você é o cara !!!!

O Deputado fez menção sobre a herança da educação, quanto a problemática da comissão mista na Assembléia Legislativa com demais partidos e o empenho e interesse em democratizar os trabalhos da comissão. Simão informou que após três entidades o procurarem após a Conferência Nacional de Educação promovido pelo MEC contando com aproximadamente cerca de 400 munícipios, propuseram ao Deputado a inserção da Assembléia Legislativa na luta contra o analfabetismo.

Mencionou três cidades livres do analfabetismo : Santos, São Caetano e Aguas de São Pedro e que conforme o senso de 2000 a cidade de Francisco Morato havia 10.8% de analfabetismo.

Terminando sua fala o Deputado Simão Pedro ressaltou a ação do Governo Lula esta adotando para o desenvolvimento de políticas públicas na luta pelo plano Estadual da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário