terça-feira, 27 de outubro de 2009

Conheça a luta do Deputado Carlos Zarattini pela aprovação do Bilhete Único Metropolitano

Bilhete Único Metropolitano

Zarattini aprova na Câmara o Bilhete Único Metropolitano

“AGORA, VAMOS BATALHAR PELA APROVAÇÃO NO SENADO” afirmou o Deputado ZARATTINI depois da VITÓRIA obtida na Câmara
A Comissão Especial que analisa a desoneração do transporte público aprovou, por unanimidade, proposta do relator, Dep. Zarattini, que reduz o preço das passagens no transporte público através de isenções de impostos condicionada a implantação do Bilhete Único em todas as Regiões Metropolitanas do País. De caráter conclusivo, a proposta seguirá para análise do Senado.
Com o Bilhete Único Metropolitano você poderá completar o seu trajeto entre uma cidade e outra, pagando uma única passagem por um tempo determinado. Você e milhões de moradores da Grande São Paulo, da Região Metropolitana de Campinas e da Baixada Santista serão beneficiados.

Conheça a história da implantação do Bilhete Único na Cidade de São Paulo

Zarattini, o criador do Bilhete Único
Desde que era Secretário-Geral do Sindicato dos Metroviários, Zarattini já defendia a idéia do Bilhete Único
Zarattini desde de a época em que trabalhava no Metrô e era secretário geral do Sindicato dos Metroviários defendia o Bilhete Único para reduzir os gastos dos moradores da periferia da cidade com o transporte. Eram mais de 5 milhões de trabalhadores penalizados pelo pagamento de duas ou mais passagens. E muitos trabalhadores não conseguiam empregos, pois os patrões tinham que gastar muito com Vale Transporte.
Zarattini assumiu como vereador em 1995 e o seu primeiro projeto foi o do Bilhete Único.

O projeto foi aprovado pela Câmara apesar do voto contrário dos vereadores tucanos e do PFL. O Prefeito Paulo Maluf não se preocupava com o transporte público. Atendendo aos interesses de meia dúzia de maus empresários de ônibus, impediu que a idéia do Bilhete Único, proposta por Zarattini se tornasse realidade. Com o apoio dos vereadores malufistas e tucanos, Paulo Maluf vetou o Projeto do Bilhete Único de Zarattini, prejudicando milhões de trabalhadores que continuaram a pagar duas ou três passagens de ônibus para ir trabalhar ou procurar um emprego!

Com o Secretário Zarattini, Marta enfrentou a máfia dos transportes e implantou o Bilhete Único
Marta e Zarattini são a expressão de uma luta que deu a cidade de São Paulo um novo sistema de transportes, não só com o Bilhete Único, mas também mais dez terminais de ônibus, a construção de inúmeros corredores, diminuindo o tempo de retorno ao lar para milhões de trabalhadores, a obrigatoriedade da renovação de frotas, colocando ônibus novos em circulação, enfim uma revolução que derrotou a máfia dos transportes.
Zarattini não desistiu. Continuou defendendo sua proposta e ela foi incluída em todos os programas de governo do PT nas várias eleições desde então. Com a vitória de Marta em 2000 e a nomeação de Zarattini para Secretário de Transportes a idéia começou a se tornar realidade.
Para implantar o Bilhete Único foi necessária uma verdadeira revolução do sistema de transportes. Mais de 20 mil “perueiros” clandestinos e maus empresários de ônibus tiveram que ser enfrentados por que não queriam que nada fosse mudado. Marta e Zarattini enfrentaram com coragem e determinação essa luta.

Primeiro foi aprovada uma nova Lei do Transporte na Câmara Municipal. Com isso, pode-se fazer uma licitação que regularizou o sistema, as “peruas” foram substituidas por micro-ônibus e renovou-se 70% da frota. A fiscalização aumentou e cresceu a aprovação da população.

O Bilhete Único fez parte dessa revolução dos Transportes e com ele, o trabalhador pode realizar quantas viagens desejar pelo tempo de duas horas, pagando uma só tarifa. O Bilhete Único representou não apenas uma substancial economia nos gastos com transporte dos passageiros paulistanos, mas também, reduziu o tempo de viagem, ao permitir que a população escolha o melhor caminho até o seu destino.
Hoje, várias cidades estão estudando ou já iniciaram a implantação desse novo tipo de tarifa, como é o caso de Campinas. O sistema pode e deve ser ampliado para outras cidades, grandes e médias, e principalmente para o transporte intermunicipal dentro de Regiões Metropolitanas, como é o caso de São Paulo, Campinas e Santos.

Hoje, Serra e Kassab não mexem uma palha para implantar o Bilhete Único na Grande São Paulo!

Assim como a dupla Maluf e Pitta, Serra e seu parceiro Kassab não mexem uma palha sequer para a implantação do Bilhete Único Metropolitano, que vai beneficiar milhões de trabalhadores da Grande São Paulo.
Os Prefeitos da Região Metropolitana da Grande São Paulo tem criticado o descaso do Governador Serra e do Prefeito Kassab e pressionam o Governo Serra, para a sua implantação.

Em São Paulo, Kassab só cria dificuldades para o Bilhete Único:
  • O Bilhete não pode mais ser validado na catraca.
  • Diminuiu para quatro o número de viagens que o usuário pode fazer
  • O trabalhador tem que esperar meia hora para utilizar novamente o seu Vale Transporte
  • Trabalhadores e estudantes não têm direito ao Bilhete “Amigão”
Enquanto isso...
O Deputado Carlos Zarattini trabalhou muito e conseguiu aprovar na Câmara dos Deputados o seu Projeto. Agora, vamos batalhar pela aprovação no Senado para que o Presidente Lula possa assinar a Lei do Bilhete Único Metropolitano.

O DEP. ZARATTINI CONVOCA:
"Participe você também da luta para que os Senadores
aprovem o Bilhete Único Metropolitano”

Não deixe de participar da luta para que os Senadores aprovem o Bilhete Único Metropolitano. Envie sua mensagem para o e-mail: dep.zarattini@uol.com.br

Um comentário:

  1. É essa vitória que precisamos em francisco morato não cartão moratense que tem privacões que trazem vantagens muito bem calculadas para a empresa. Mais com a zarattini lutando lá e o capá lutando aqui a gente chega lá.

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