segunda-feira, 19 de abril de 2010

Minha Casa, Minha Vida atinge 40,8% da meta de 1 milhão de casas

Foi divulgado o balanço do primeiro ano do programa habitacional, Minha Casa, Minha vida. Os dados provêm do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, e apontam que 40,8% da meta do programa já foram alcançados, ou seja, 408.674 casas já foram construídas. O objetivo é construir um milhão de casas e espera-se que, a partir de maio, a entrega dos imóveis já prontos, seja acelerada.

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, comemorou que 78% das obras contratadas já foram iniciadas e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, ressaltou que somente neste ano o banco fez a contratação de 278.426 unidades, sendo que 133.146 se referem ao programa Minha Casa, Minha Vida. Em 2009, a Caixa contratou 896.908 unidades, sendo que 275.528 do Minha Casa, Minha Vida.

Jorge Hereda, vice-presidente da Habitação da Caixa, comentou que em alguns municípios do país há problemas devido ao alto preço dos imóveis e, apesar das pressões das construtoras, na primeira fase do programa não haverá reajuste nos preços dos imóveis contemplados pelo Minha Casa, Minha Vida. Parcerias com estados e municípios pode ser uma alternativa para viabilizar a construção de mais unidades. No estado de São Paulo foram contratadas 83.061 unidades, que representam 45,1% da meta paulista.
Somente nesse primeiro ano já foram investidos R$ 21,5 bilhões no Minha Casa. Minha Vida. Novos investimentos devem ocorrer até a finalização das moradias.

É bom lembrar que o Brasil foi o país da América Latina que mais progrediu no processo de desfavelização, sendo o programa Minha Casa, Minha vida apontado pela ONU como um dos responsáveis por esse desempenho, assegurando direito do cidadão à moradia e subsídios de materiais de construção, terrenos e serviços. Ações como essas possibilitarão, nos próximos anos, que Brasil apresente desenvolvimento ainda melhor e mais sustentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário