sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Presidente da Gaviões da Fiel: “Nada justifica a violência. A escola é contra a qualquer tipo de agressão”

“Ficamos insatisfeitos com os resultados da apuração. A Gaviões vêm sendo prejudicada nos últimos carnavais”, afirmou o presidente da Escola de Samba.
Por Elineudo Meira e Cecilia Mantovan, Portal Linha Direta, com informações do Vermelho e UOL

O desfile da Gaviões da Fiel empolgou e emocionou a arquibancada na noite de sábado (18) contando em seu samba enredo a vida do ex-presidente Lula: “Verás que o Filho Fiel não foge à luta – Lula, o retrato de uma Nação”. O desfile mostrou do nascimento à ascensão a presidência da República, com cordéis e xilogravuras, entre outros adereços. Mesmo com muitos elogios da torcida e dos críticos, a escola de samba ficou em sétimo lugar, com 159,3 pontos.

O presidente da escola, Donizete, contesta os resultados da apuração do Carnaval de São Paulo. “Ficamos insatisfeitos com os resultados da apuração. A Gaviões vêm sendo prejudicada nos últimos carnavais”, afirmou.

A vencedora deste ano foi a Mocidade Alegre. Com 3.500 componentes e 25 alas, a Mocidade comemorou o centenário do escritor Jorge Amado homenageando o candomblé, a capoeira e as festas populares que integram o universo do livro “Tenda dos Milagres”, romance publicado em 1969. As escolas Camisa Verde e Branco e Pérola Negra foram rebaixadas.

Confusão

Durante a apuração das notas dos jurados, houve tumulto e vandalismo no sambódromo do Anhembi.

O tumulto aconteceu na reta final da leitura das notas das escolas e interrompeu a apuração. Um homem invadiu a área restrita dos jurados e rasgou os envelopes que continham as notas. Depois de terem sido dispersados pela polícia, manifestantes tomaram as pistas da Marginal Tietê. Houve um incêndio nos carros alegóricos que estavam no pátio do Sambódromo.

Foram presos dois integrantes de escolas de samba: Tiago Ciro Tadeu Farias, de 29 anos, da Império Casa Verde, que invadiu o local onde eram lidas as notas, no sambódromo do Anhembi, e rasgou os envelopes durante a divulgação dos pontos do último quesito; e um torcedor da Gaviões da Fiel, por danos ao patrimônio e supressão de documentos.

Sobre o envolvimento de um torcedor da Gaviões na confusão, Donizete, presidente da escola de samba, é enfático: “Nada justifica a violência. A escola de samba Gaviões da Fiel é contra a qualquer tipo de agressão. As ações foram cometidas por pessoas que perderam o controle”, afirma.

No momento da confusão, a Mocidade Alegre estava na frente, seguida pela Rosas de Ouro e Vai-Vai. Faltavam apenas duas notas do último quesito, Comissão de Frente, para sair o resultado da vencedora do Carnaval

Em 2012, a seleção para jurados de Carnaval sofreu mudanças. Foi aberto concurso público para o cargo, o que causou a insatisfação de alguns membros de escola de samba.

Antes do início da apuração, houve uma reunião entre os diretores das escolas para discutir a substituição de última hora de um jurado, que teria se sentido mal às vésperas da primeira noite de desfiles. A mudança desagradou alguns diretores, mas o consenso ao final da reunião foi de que as notas do jurado substituo não seriam descartadas.

Donizete, da Gaviões, diz que “ficou com o pé atrás” com a troca do jurado por suplente. “Fico desconfiado”, disse. Ele conta que recebeu um aviso por e-mail e que a informação não foi dada pessoalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário